Esta é a versão antiga da Dying Days. A nova versão está em http://dyingdays.net. Estamos gradualmente migrando o conteúdo deste site antigo para o novo. Até o término desse trabalho, a versão antiga da Dying Days continuará disponível aqui em http://v1.dyingdays.net.


arquivo
Home | Bandas | Letras | Reviews | MP3 | Fale Conosco

A Banda:

Mad Season
Formação: Seattle, WA em 1994

Layne Staley: vocal
Mike McCready: guitarra
John Baker Saunders: baixo
Barrett Martin: bateria

participação:
Mark Lanegan: vocal

Biografia:

O Mad Season é um projeto paralelo levado a cabo por algumas figuras importantes da cena grunge de Seattle. Inicialmente, eram eles o guitarrista Mike McCready do Pearl Jam, o vocalista Layne Staley do Alice in Chains, o baterista Martin Barret do Screaming Trees e o baixista John Baker Saunders.

A primeira apresentação ao vivo da banda foi em um clube de Seattle, chamado "Crocodilo Café", em outubro de 1994. Eram ainda um grupo de amigos, e não uma banda efetiva, mas logo chamaram a atenção pois as bandas as quais os integrantes pertenciam já eram muito conhecidas ao redor do mundo, assim como a cena grunge em geral o era. O som que o conjunto fazia não era tão pesado e agressivo como o Alice in Chains ou o Pearl Jam em inicio de carreira: era algo mais como uma mistura de hard rock e blues, com algumas obrigatórias pitadas de grunge. Logo depois de começarem a tocar juntos, adotaram o nome Gacy Bunch, e perto da gravação do primeiro disco, mudaram-no para Mad Season.

Assim, no começo de 1995, o Mad Season entrou nos estúdios Bad Animals (que também fica em Seattle) para gravar seu primeiro trabalho, e o resultado ficou pronto apenas 10 dias depois, sob o título "Above". O disco foi produzido pela banda e pelo "sound engineer" Brett Eliason (que já trabalhara anteriormente com o Pearl Jam), tendo sido lançado em março de 1995.

Temos algumas participações especiais em "Above", como a do vocalista do Screaming Trees, Mark Lanegan, nas faixas "Long Gone Day" e "I'm Above" , e do saxofonista Nalgas Sin Carne em "I Don't Want to be a Soldier" e novamente "Long Gone Day". O disco foi bem sucedido comercialmente, gerando alguns hits como "River of Deceit" e "I Don't Know Anything".

Em 1997, vários rumores davam conta que, apesar dos grupos originais dos integrantes estarem bastante ocupados (principalmente o Pearl Jam e o Screaming Trees), o Mad Season estaria se preparando para lançar um novo álbum. Em uma entrevista, o baterista Barret Martin chegou a dizer que várias músicas já estariam gravadas, e que o álbum seria duplo, novamente com a participação de Mark Lanegan. Mas ainda em 1997 Layne Staley afasta a possibilidade de lançamento de qualquer coisa do Mad Season, dizendo também que não seria mais vocalista do grupo. Mike McCready, por sua vez, falou que o Mad Season continuava vivo, e que caso Layne não quisesse mais participar do conjunto, ele procuraria um novo vocalista.

Cogitou-se que Brian Wood, irmão do falecido Andrew Wood (que foi vocalista do Mother Love Bone), poderia assumir o cargo que foi de Staley. Também falou-se na possibilidade de o próprio Staley retornar ao grupo, mas eram apenas boatos e banda passou a estar desativada oficialmente.

Em 1999, apesar da morte do baixista John Baker Saunders em fevereiro deste ano por overdose, muito se falou novamente na possibilidade do Mad Season se reunir e gravar um novo álbum. Mas nada aconteceu e aparentemente seus ex-integrantes não pensam em reativar a banda tão cedo.

Fabrício Boppré

Álbums:
Disco Ano
Above 1995 (Epic)