Esta é a versão antiga da Dying Days. A nova versão está em http://dyingdays.net. Estamos gradualmente migrando o conteúdo deste site antigo para o novo. Até o término desse trabalho, a versão antiga da Dying Days continuará disponível aqui em http://v1.dyingdays.net.


arquivo
Home | Bandas | Letras | Reviews | MP3 | Fale Conosco
Review: Superunknown

avaliação:5.gif (119 bytes)

O "Superunknown" foi o álbum mais bem sucedido comercialmente do Soundgarden até hoje, atingindo a marca de 5 milhões de cópias vendidas, somente nos EUA. Lançado no começo de 1994, teve na música 'Black Hole Sun' o hit do verão daquele ano. Mas não foi só isso, o disco é realmente muito bom, tem que constar em qualquer discoteca básica dos anos 90, e é um disco que evidencia a evolução da banda, que iniciou no álbum anterior, "Badmotorfinger".

Ao longo de dezesseis faixas, o Soundgarden desfila por vários territórios e estilos, chegando à perfeição das experimentais 'Head Down' e 'Half', ambas compostas por Ben Shepherd e na primeira com um trabalho de percussão perfeito de Matt Cameron. Também os momentos melancólicos mas com muito peso de 'Fell On Black Days', 'Limo Wreck' e na perfeita 'The Day I Tried To Live', de excelentes guitarras de timbre inconfundível de Thayl e Cornell. O bom hard rock comparece em músicas como 'My Wave', 'Let Me Drown', 'Superunknow' e 'Spoonman'. Nesse álbum eles definitivamente escaparam dos rótulos, fazendo um som único. 'Kickstand' está próximo do hardcore,  simples e eficiente (menos de 2min). Em '4th Of July' eles parecem tentar atingir o limite da relação entre o peso de uma guitarra e a melodia, grande som. 'She Likes Surprises' tem uma dinâmica que lembra bastante 'Face Pollution' do álbum anterior, e é outra das muitas boas músicas deste álbum.

'Superunknown' é um êxito muito difícil de ser repetido, pois além de ser um excelente álbum, foi lançado no momento certo, quando o som de Seattle estava no auge de sua popularidade.

Alexandre Luzardo