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A Banda:



Nirvana
Formação: Aberdeen, WA, EUA em 1987
teve seu final em 1994 com a morte de Kurt Cobain.

Kurt Cobain: vocal, guitarra
Krist Novoselic: baixo
Dave Grohl: bateria e backing vocal

outros integrantes:
Pat Smear: guitarra (1993~1994)
Jason Everman: guitarra (1989)
Chad Channing: bateria (1987~1989)
Dan Peters: bateria (19890
Dale Crover: bateria (1989)

 

Biografia (parte 1):
O Nirvana foi uma das bandas mais importantes da história do rock 'n' roll, tendo contribuído de forma direta para a redefinição do gênero ocorrido no fim do milênio passado. Sua carreira meteórica e seu hoje mitológico líder, Kurt Cobain, são parte importante da história da música recente, e continuam ainda hoje despertando discussões e adoração, bem como seu reduzido - mas fundamental - legado continua influenciando e sendo reverenciado por fãs e artistas ao redor do globo. A vida de Kurt e o final trágico dessa história contribuem também para tornar o Nirvana um nome que estará sempre em um patamar acima, no panteão dos inesquecíveis. E não se trata apenas de confusões e sensacionalismo. O Nirvana uniu boa música e carreira conturbada em combinação explosiva, em uma era onde a divulgação (e exploração) de bandas e artistas começava a ter escala mundial.

Kurt Donald Cobain nasceu em 20 de fevereiro de 1967, em Aberdeen, à aproximadamente 220 quilômetros ao sul de Seattle, no estado americano de Washington. Devido aos constantes problemas entre seus pais (um mecânico e uma secretária, que vieram a se separar definitivamente quando ele tinha 7 anos), ele morou em vários lugares diferentes, e desde cedo mostrou-se um garoto muito irriquieto e com problemas de saúde que lhe obrigavam a tomar sedativos e outros remédios (como o Ritalin) para acalmar sua hiperatividade e fazê-lo concentrar-se na escola. Mas os esforços quanto aos seus estudos foram em vão, e logo ele se desligou da vida escolar. Passava grande parte de seu tempo sozinho, ouvindo música, pintando e escrevendo em seus diários, na maioria das vezes, na casa de outros parentes ou mesmo de pais de seus amigos, que aceitavam cuidar do garoto-problema. Sua conturbada infância seria refletida anos mais tarde em várias músicas que ele compôs para o Nirvana. Assim, ainda cedo, ele teve contato e se apaixonou pelo rock 'n' roll, e ouvia bandas como Beatles, Monkees, Clash, Kiss, Black Sabbath, Sex Pistols e Led Zeppelin. Aos 14 anos ganhou uma guitarra de aniversário, e ficava cada vez mais claro que sua vida seria voltada à música.

Kurt foi crescendo e em sua adolescência acabou envolvendo-se com a cenário musical underground da região, onde formou várias amizades e chegou a trabalhar nos bastidores de algumas bandas. Entre elas, o Melvins, um dos mais importantes nomes da região e que serviu de inspiração para grande parte das bandas que mais tarde fariam o cenário de Seattle se tornar conhecido mundialmente, entre elas, o próprio Nirvana. O som feito pelo grupo era mais ou menos aquilo que veríamos mais tarde virar referência em Seattle: algo entre o punk e o heavy metal. Kurt chegou a formar uma banda, chamada Fecal Matter, com o baixista do Melvins, Dale Crover, e gravar precariamente algum material.

Foto do começo da carreira: Jason Everman e Kurt Cobain ao fundo, Krist Novoselic no meio e Chad Channing embaixo

Mas foi Buzz Osbourne (vocalista do Melvins) quem lhe apresentou em 1985 o seu futuro melhor amigo, Krist Novoselic. Foi também Buzz quem lhe apresentou outras bandas que seriam mais tarde a influência principal do Nirvana, como Stooges, Black Flag e Flipper. Kurt começou a adquirir consciência dos princípios do punk rock e também a renegar e esconder seu passado de fã de bandas mainstream, conflito esse que perduraria e influenciaria boa parte de sua vida.

Meses depois de se conhecerem, Kurt e Krist mudam-se para Olympia, atraídos pelo cenário musical dessa cidade. Lá se tornam figurinhas fáceis nos shows e bares underground. Formam sua primeira banda em 1986, chamada Stiff Woodies. Cobain ficou com a bateria e Krist com o baixo, e os outros instrumentos ficavam com vários amigos diferentes, que entravam da banda para logo depois sair. Da mesma maneira que mudavam as formações, mudava o nome da banda: passaram também por Skid Row e Sellouts. Durante essas mudanças, as posições entre os membros também eram trocadas, e no final de 1986, a banda estava com Cobain cantando e tocando guitarra, Krist ainda no baixo e Aaron Burkhart na bateria. Com a saída de Aaron, Chad Channing assume as baquetas, e a banda troca o nome definitivamente para Nirvana.

O ano de 1986 também marca a fundação da Sub Pop, gravadora criada pelos amigos Jonathan Poneman e Bruce Pavitt, sendo que este último viera para Seattle ao lado de Kim Thayil, que mais tarde formaria o Soundgarden. O objetivo do selo era ajudar bandas independentes em início de carreira, que pipocavam aos montes nesta região. Seria o responsável por mostrar o Nirvana ao mundo, pouco tempo depois.

Podemos dizer que o ano de 1987 marca o início da meteórica carreira do Nirvana. Início não muito diferente de todas as bandas independentes: shows e pequenas apresentações em bares, festas e universidades locais. O som produzido por eles já se caracterizava por ser uma mistura contagiante da agressividade e rebeldia do punk rock com o peso e energia do metal/hard rock. Já era notável também o talento de Kurt Cobain, naturalmente, líder e principal compositor do Nirvana. Aos poucos a banda ia fazendo seu nome no circuito underground da região. Kurt também entrava cada vez mais a fundo em um mundo pessoal povoado por demônios como as drogas, mágoas familiares e seu problema estomacal crônico, para o qual ele nunca acharia uma solução.

Foi através dessa relativa fama que o produtor Jack Endino tomou conhecimento do grupo. Depois de encontrá-los e ficarem amigos, ele ajudou na produção de algumas fitas demos com as quais convenceu seu amigo Jonathan Poneman, da Sub Pop, a firmar um contrato com o Nirvana. O primeiro fruto desse contrato foi um vinil lançado em novembro de 1988 através do famoso "The Singles Club", com as música "Love Buzz" (cover de uma banda holandesa chamada Socking Blues) e "Big Chesse". O lançamento final desse single foi marcado por alguns problemas - era originalmente para ter sido lançado em junho - devido às dificuldades financeiras da gravadora. Apesar de fazer um excepcional trabalho de divulgação de várias excelentes bandas que não encontravam apoio nas grandes gravadoras, a Sub Pop continuava a ser um pequeno selo cujos escassos recursos freqüentemente atrapalhavam os dignos propósitos de seus fundadores. E acabou não sendo diferente com o Nirvana, que não só viu o atraso do lançamento de "Love Buzz", como também teve que aceitar um aumento no preço final do material, para tentar evitar uma possível perda de dinheiro investido pela gravadora.


A banda na capa da Rolling Stone
durante o estouro de Nevermind

Felizmente, não foi o que aconteceu: o single vendeu bem (além das 1000 cópias originais, foi necessário a confecção de 200 adicionais), principalmente devido ao fato de o Nirvana já possuir um pequeno público, nascidos das famosas e incendiárias apresentações da banda em Olympia e Seattle.

Empolgada com o retorno, a Sub Pop resolve arriscar e investir em um álbum para o trio, além de promover um melhor esquema de divulgação para eles. Com o dinheiro arrecadado com o "The Singles Club" (que logo após o Nirvana lançou material do Mudhoney, Flaming Lips, Afghan Whigs e Tad), a Sub Pop pagou a estadia em Seattle de um famoso editor inglês da revista New Music Express. O objetivo era fazê-lo conhecer a fervilhante cena underground da região. Não deu outra: o influente editor, chamado Everett True, ficou impressionado com bandas como Mudhoney, Nirvana e Soundgarden, e as fez virar notícia na Europa também. O embrião do sucesso do "grunge", termo que vinha sendo utilizado (reza a lenda, cunhado por Mark Arm) para se referir a cena musical do nordeste dos EUA, começou a se desenvolver aí. As bandas de Seattle passaram a fazer turnês maiores e começaram a ver seus nomes escritos e reconhecidos em várias revistas e publicações dos EUA e da Europa.

Assim, enquanto o Nirvana continuava fazendo shows, o grupo começa a pensar também na gravação de seu primeiro disco, oferecido pela Sub Pop. A banda contou ainda com o apoio financeiro de Jason Everman (que mais tarde teria uma rápida passagem como baixista do Soundgarden), que acabou tendo seu nome citado no encarte do álbum como guitarrista. Na verdade, ele só tocou com o grupo em uma ocasião: na gravação de um cover do Kiss, a música "Do You Love Me?", que entrou em um disco tributo aos caras-pintadas lançado pouco antes da gravação do primeiro álbum do Nirvana. No fim de 1988 o Nirvana entra em estúdio para gravar seu primeiro LP, sendo que sua produção demoraria aproximadamente dois meses, à um custo final de exatos 606,17 dólares. Finalmente, o álbum intitulado "Bleach" foi lançado em junho de 1989 - a Sub Pop ainda possuia os velhos problemas financeiros que atrasaram a sua chegada às lojas, apesar de a situação estar melhorando sensivelmente. O disco vende cerca de 35.000 cópias (número anterior ao mega-estrelato do Nirvana). Trata-se de um pequeno clássico. Estão lá as melodias, os riffs simples e criativos e a energia punk. Tudo ainda bastante tosco e primal.

Durante a turnê de divulgação do álbum, o fantasma das mudanças no line-up voltam a assombrar a banda. Chad Channing sai em maio de 1990 alegando diferenças musicais com os outros companheiros, e para seu lugar inicialmente é chamado Dale Crover do Melvins, antigo amigo de Kurt. Mas este também não fica muito tempo, e logo depois quem assume as baquetas é Dan Peters, do Mudhoney. Na verdade, esses bateristas estavam apenas quabrando um galho para o Nirvana, enquanto não achavam um baterista definitivo, até por que os dois já tinham suas bandas "oficiais". É com Peters na bateria que o Nirvana grava, ainda em 1990, o single "Sliver", e que além da faixa-título possuía também a música "Dive".

Kurt e Courtney

Gravam também um EP chamado "Blew" ao lado de Butch Vig (atual baterista do Garbage e produtor de outros clássicos do rock alternativo, como o disco "Siamese Dream" do Smashing Pumpkins e "Dirty" do Sonic Youth). "Blew" saiu em uma edição limitada, o que faz dele uma raridade hoje em dia. E, em outubro de 1990, eles finalmente acham um baterista definitivo: é Dave Grohl, que veio da banda de hardcore Scream.

O Nirvana continuava a sair do anonimato cada vez mais rapidamente, fazendo inclusive uma turnê pela Europa. Depois de finalmente resolver negociar com as várias grandes gravadoras que assediavam a banda, eles são aconselhados pelos amigos do Sonic Youth e resolvem assinar contrato com a DGC (uma divisão da Geffen Records) em abril de 1991. A Sub Pop também ganhou com a mudança, afinal, o pequeno selo arrecadou um bom dinheiro pela rescisão de contrato com o Nirvana, devidamente pago pela DGC.

De casa nova, a banda entra em estúdio ainda em 1991 para gravar seu segundo álbum. Novamente com a produção de Butch Vig, o Nirvana faz diversas sessões de estúdio, gravando e regravando várias vezes o material a ser colocado em seu novo LP, cuja idéia inicial de Kurt era intitular "Sheep". A banda trabalhava com empenho mas às vezes ficava nas mãos do humor e manias de Kurt, cujos problemas químicos aumentavam a medida que aumentava a pressão em cima de sua carreira. Antes do lançamento de seu novo trabalho, a banda participa do famoso Reading Festival, na Inglaterra, ao lado de nomes de peso como Iggy Pop e Sonic Youth, sedimentando ainda mais sua fama. O resultado das sessões no famoso estúdio Sound City, na California, é lançado finalmente em 24 de setembro de 1991, sob o título "Nevermind". O disco conta com ótima produção (mixagem final de Andy Wallace) que destaca bem as excelentes melodias criadas por Cobain e deixa o barulho produzido pelo grupo mais acessível (para o bem ou para o mal). Fora isso, "Nevermind" é um clássico do início ao fim, citado constantemente como um dos melhores discos de rock de todos tempos. Poucos discos na história tiveram tantos hits reunidos lado a lado: "Come as You Are", "Smells Like Teen Spirit" e "Lithium" foram tocadas à exaustão.

O objetivo inicial da DGC era conseguir vender todas as aproximadamente 100.000 cópias prensadas, mas hoje "Nevermind" já ultrapassou o impressionante número de 10 milhões de cópias vendidas, e continua a vender regularmente mesmo depois de mais de uma década de seu lançamento. O disco foi um fenômeno de vendas logo de início, e ficou durante muito tempo nas paradas de sucesso (tendo atingido a primeira posição nas paradas americanas em fevereiro do ano seguinte). O Nirvana tem seu nome levado à posição de grande sensação do rock mundial, assim como toda geração de bandas de Seattle tem seus nomes reconhecidos e expostos. A MTV descobre a banda e tudo isso é elevando a décima potência. Kurt Cobain se transforma em ícone pop e o porta-vez da geração X.

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Fabricio Boppré
atualizada em fev/2005

Álbums:
Disco Ano
Bleach 1989 (SubPop)
Nevermind 1991 (Geffen)
In Utero 1993 (Geffen)
Coletâneas e álbuns ao vivo Ano
Incesticide (Coletânea de B-Sides) 1992 (Geffen)
Unplugged In New York 1994 (Geffen)
From The Muddy Banks Of The Wishkah 1996 (Geffen)
Nirvana 2002 (Geffen)
With the Lights Out (Box Set) 2004 (Geffen)
Sliver (Versão resumida do box With the Lights Out) 2005 (Geffen)