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A Banda:

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Pixies
Formação: Boston, MA em 1986


Black Francis: guitarra, vocal
Kim Deal: baixo, vocal
Joey Santiago: guitarra, vocal
David Lovering: bateria

Biografia:

O Pixies é, sem dúvida alguma, uma das bandas mais originais e influentes que apareceram nos anos 80. Junto com Hüsker Du e Sonic Youth, o grupo capitaneou o renascimento do circuito de Rock alternativo norte-americano. Com um som que mesclava elementos básicos do punk rock, surf music, noisy guitar, passando mesmo pela suavidade da música pop, o Pixies fez história e ficará para sempre na memória daqueles que se achavam meio deslocados entre os hard rock farofas que reinavam nos anos 80.

A banda foi formada em Boston, Massachusetts, no começo de 1986, por Charles Thompson – que depois mudaria seu nome para Black Francis – nos vocais e guitarra base, e seu companheiro de quarto na universidade Joey Santiago na guitarra base.

Através de um anúncio nos classificados encontraram Kim Deal, uma baixista de Ohio, que tocara antes em sua cidade natal numa banda chamada Breeders com sua irmã, Kelly. Pouco depois recrutaram o baterista David Lovering (amigo de Deal), e assim formaram os Pixies. Reza a lenda que o nome da banda foi tirado aleatoriamente do dicionário por Joey (o nome significa "fadas", "duendes"). Foi também nessa época que Charles resolveu, inspirado por Iggy Pop, mudar seu nome para Black Francis.

Em 1986, os Pixies estavam tocando em Boston, num show com a banda co-irmã Throwing Muses da guitarrista Tanya Donnevy – que mais tarde participaria das Breeders. O empresário dos Muses, Gary Smith, que estava na platéia e gostou muito do som do Pixies, ofereceu-lhes a gravação de um disco. Em março de 1987, a banda grava 17 músicas (em 3 dias!). Essa demo ficaria conhecida como "The Purple Tape". A demo acaba caindo nas mãos de Ivo Watts, um dos donos do selo inglês 4AD Records, que na época também era gravadora das Throwing Muses. Impressionado com o material, Watts contrata os Pixies e lança um EP chamado "Come On Pilgrim", que possui 8 das 17 faixas da demo original de "The Purple Tape".

No ano seguinte, a banda entra em estúdio para a gravação do seu primeiro LP, ao lado do produtor Steve Albini. O álbum "Surfer Rosa" é lançado na primavera de 1988 e recebe ótimas críticas. A banda passa a ficar mais conhecida e acaba trocando de selo, indo para a Elektra Records. Curiosidade nos dois primeiros álbuns dos Pixies: a baixista Kim Deal assinava seu nome como Mrs. John Murphy. Inclusive, a única música composta por ela em todo repertório do álbum "Sufer Rosa", "Gigantic", é assinada por Murphy. Kim Deal só usaria seu próprio nome a partir de "Doolittle", já pela Elektra.

No final de 1988, a banda volta ao estúdio. Dessa vez, o produtor escolhido foi o Inglês Gil Norton. O disco "Doolitle" é lançado na primavera de 1989, e é, certamente, o melhor da banda, além de ser um dos melhores discos de Rock alternativo de todos os tempos. Puxado pelo forte apelo comercial de "Monkey Gone to Heaven" e "Here Comes Your Man", o disco faz bastante sucesso e acaba indo parar no Top 10 inglês. Importante frisar que, apesar de algumas músicas mais comerciais, o som da banda continuava o mesmo: músicas simples e curtas, excelentes melodias e sonoridades inusitadas, como a nítida influência latina em várias canções. A turnê "Sex and Death" é muito bem sucedida, principalmente na Europa. As apresentações ao vivo da banda eram marcadas pela performance de Black Francis, que quase nunca se dirigia a platéia. Deixando que a baixista Kim Deal apresentasse as canções e divertisse o público. A banda também ficou conhecida por algumas extravagâncias como, por exemplo, tocar o set list dos seus shows em ordem alfabética. E claro, pela extravagância maior: o próprio Black Francis.

Em 1989, a banda resolve dar um tempo e alguns dos integrantes resolvem levar adiante alguns projetos paralelos. Kim Deal, ao lado de Tanya Donnevy (Throwing Muses) e Josephine Wiggs (Perfect Disaster), ressuscita o The Breeders e lança o álbum "Pod" em 1990. Esse disco tem a produção de Steve Albini e foi lançado pelo ex-selo do Pixies, o 4AD Records. Black Francis parte para uma pequena turnê solo.

Ainda neste ano, a banda volta a se reunir para a gravação de mais um disco. Sob a produção de Gil Norton, "Bossanova" é lançado no final de 1990 e segue a mesma linha dos discos antecessores. Talvez a única diferença seja que esse álbum tenha uma influência maior de surf Rock, gerando hits como "Allison", "Dig For Fire" e a instrumental de abertura "Cecilia Ann". Nas músicas "Velouria" e "Is She Weird" ouvimos um Theremin (instrumento que ficou conhecido nas mãos de Jimmy Page, do Led Zeppelin, introduzido no rock por Brian Wilson dos Beach Boys no álbum "Pet Sounds"), tocado por Robert Brunner. Ainda neste ano, o grupo é um dos headliners do Reading Festival, na Inglaterra.

Nessa época não dava mais para esconder que Black Francis e Kim Deal não se davam mais muito bem. No disco "Bossanova" a participação nos vocais de Kim Deal foi bastante reduzida. A baixista chegou a dizer publicamente que a banda estava no fim.

Apesar dos boatos de sua desintegração, a banda se junta uma vez mais para a gravação de um novo disco, novamente com a produção de Gil Norton. O disco "Trompe Le Monde" é lançado em 1991, fazendo bastante sucesso. Dessa vez, as músicas possuem um acento mais hard-rock, sem deixar de lado a sonoridade que já era a marca registrada da banda. Muitos chegaram a dizer na época do lançamento que essa influência hard rock vinha da presença de Ozzy Osbourne em um estúdio próximo. Novamente Deal é deixada de lado nas composições e nos vocais. O álbum trás também uma cover da banda inglesa Jesus and the Mary Chain, "Head On".

Depois de abrir os shows do U2 na turnê ZooTV, a banda resolve dar uma nova parada. Deal aproveita para gravar um EP com o The Breeders (chamado "Saffari" e lançado na primavera de 1991). Nesse período Black Francis aproveita para gravar um disco solo.

Um pouco antes do lançamento desse disco solo (o disco iria se chamar "Frank Black"), em 1992, Francis dá uma entrevista a BBC dizendo que o Pixies tinha terminado. Os outros membros da banda ainda não sabiam disso, mas tampouco desmentiram o fato, provando que a relação entre Deal e Francis realmente não era mais suportável.

Após o fim, foram saindo regularmente discos póstumos, destacando-se as coletâneas "Death to the Pixies" (1997) e "Complete B-Sides" (2001), e em 2003, surgem boatos de que o grupo poderia se reunir para uma turnê mundial. O que era boato torna-se oficial no ano seguinte, com o grupo inclusive passando pelo Brasil, para um show memorável em Curitiba, em maio. Ainda não se sabe se a banda volta aos estúdios ou se separa novamente após o fim da turnê.

Alexandre Luzardo
atualizado por Fabrício Boppré em jun/2004

Álbums:
Disco Ano
Surfer Rosa 1988 (4AD)
Doolittle 1989 (4AD)
Bossanova 1990 (4AD)
Trompe Le Monde 1991 (4AD)
EPs, coletâneas e álbuns ao vivo Ano
Come On Pilgrim (EP) 1987 (4AD)
Death To The Pixies 1997 (4AD)
Live At BBC 1998 (4AD)
Complete B-Sides 2001 (4AD)