A
lenda diz que o Afghan Whigs nasceu de uma noite na cadeia
em Athens, Ohio (não confundir com a Athens do R.E.M., que
fica na Georgia). Numa festa de Halloween em Cincinnati, Greg
Dulli no meio de uma bebedeira tem a brilhante idéia
de roubar o quepe de um policial. É óbvio que
ele não escapou e foi parar no xadrez. Na cela, ele
conheceu o conterrâneo de Cincinnati Rick McCollum. Não havia
nada a fazer a não ser trocar idéias e jogar cartas. Das idéias,
surgiu a banda, Afghan Whigs, que só se concretizou um ano
mais tarde, com Steve Earle na bateria e John Curley no baixo
(Dulli era o vocalista e guitarrista enquanto McCollum também
tocava guitarra).
Eles
pisaram num palco pela primeira vez pouco tempo depois
e tocaram cover de Neil Young (Like a Hurricane) e
Rolling Stones (Cocksucker Blues), e lançaram um disco,
cujo título era uma referência a noite da criação
da banda, "Big Top Halloween" em 1988.
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O Afghan Whigs por volta de 1988 |
O
álbum foi lançado pelo então recém criado selo
independente Ultra Suede, do próprio baterista da banda, Steve
Earle. O disco foi mais tarde descrito por Greg Dulli como
"descartável" devido ao confuso início da banda, sempre envolvida
em tumulto, bebedeiras, brigas em suas pequenas turnês pelos
EUA.
Nessa época, o Afghan Whigs era uma típica banda de estrada,
tocando em todos os cantos e aprimorando o seu próprio estilo,
um hard rock barulhento e distorcido, diretamente influenciado
pelo som dos anos 70 e leves toques de soul music. Greg Dulli
foi morar em Los Angeles, para estudar cinema, enquanto o
resto da banda continuava a morar em Cincinnati.
Em 1990, a banda recebeu um telefonema da influente gravadora
Sub Pop, que lançou mais tarde o álbum "Up In It", aumentou
a popularidade da banda no circuito underground. Mas em 1991,
durante uma pequena turnê pela Inglaterra, Dulli ficou fortemente
gripado e a seqüência de shows o impediam de melhorar. Para
piorar a situação, a banda se envolveu numa briga num desses
shows e Dulli acabou num pronto-socorro, e acabou internado,
além dos machucados soube-se que estava com pneumonia. Depois
desse pesadelo, Dulli ficou meio paranóico, trancou-se em
seu apartamento em Los Angeles, onde escreveu histórias, o
roteiro de um filme, e suas melhores músicas até então para
um novo álbum.
"Congregation", de 1992, também lançado pela Sub Pop, mostrava
a banda com um som mais depressivo, pesado, mostrando nas
letras o gosto de Greg Dulli pelo desespero e tragédia, ao
mesmo tempo em que continuava a evidencias influências de
soul music. O Afghan Wigs estava sem dúvida inserido no cenário
grunge da época, mas a banda tinha a uma identidade própria
que ia muito além da mistura Black Sabbath/Led Zeppelin e
punk rock.
Depois de "Congregation", Greg Dulli volta para Cincinnati
e o Afghan Wigs finalmente pôde ensaiar e compor como uma
banda novamente, e o resultado disso foi "Gentlemen" o disco
melhor produzido da banda, com um bem mais grandioso que nos
discos anteriores. O disco foi o primeiro a ser lançado por
uma grande gravadora, já que os Wigs tinham assinado com a
Elektra (mesma gravadora do Metallica). O disco teve uma excelente
repercussão da crítica e os excelentes singles "Debonair"
e "Gentlemen" até fizeram algum barulho nas paradas, mas a
banda permaneceu restrita aos circuitos alternativos. As letras
confessionais e diretas de Dulli muitas vezes ganhavam a antipatia
de muita gente, o exemplo maior sendo na música "Be Sweet",
onde Greg canta "Ladies let me tell you about myself/I've
got a dick for a brain/And my brain is gonna sell my ass to
you." Nessa época, a super-exposição da banda na mídia até
gerou um fanzine anti-whigs, chamado Fat Greg Dulli.
Depois de uma extensa turnê, a banda deu uma parada para só
retornar em 1996 com um disco novo. Nesse meio tempo, Greg
Dulli aproveitou para participar como vocalista na banda Backbeat,
que foi formada especialmente para fazer a trilha sonora do
filme "Os Cinco Rapazes de Liverpool", que conta a história
dos Beatles. Na Backbeat Band, tocaram ao lado de Dulli Dave
Grohl do Nirvana, Thurston More do Sonic Youth, Dave Pirner
do Soul Asylum e Mike Mills do R.E.M.
"Black Love" o novo disco do Afghan Whigs lançado em 1996
deixou um pouco de lado as guitarras pesadas para se concentrar
nas influências de black music dos anos 70, da era da Motown
e afins, mas mantendo a identidade da banda em músicas obscuras
e sombrias.
O Whigs já no fim do caminho
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O
disco teve boa recepção da crítica mas confundiu os
fãs de rock alternativo e acabou vendendo bem menos
que seu antecessor. Depois de uma mudança de gravadora,
o disco "1965" foi lançado dois anos depois, em 98,
pela Columbia Records.
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O novo disco segue a mesma linha do álbum anterior, desta
vez temperado com uma sonoridade mais "retrô", como o próprio
nome poderia sugerir. Depois da turnê de divulgação do disco,
Greg Dulli formou mais um projeto-paralelo, o Twilight Singers,
com músicos convidados da cidade de New Orleans, a meca do
jazz e da música negra. O Twilight Singers lançou seu álbum
de estréia em 2000, para rasgados elogios da crítica e pouco
sucesso comercial. Nessa época, todos os integrantes do Afghan
Whigs moravam em diferentes cidades e as dificuldades em manter
a banda unida foi o motivo de seu final, anunciado em Fevereiro
de 2001.
Greg Dulli hoje comanda a banda Twilight Singers, onde explora
toda a sua gama de influências num contexto menos rock.
Dulli montou ainda o Gutter Twins, ao lado do amigo Mark Lanegan,
do Screaming Trees e Queens of the Stone Age.
Alexandre Luzardo
Atualizado em maio/2004
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