Esta é a versão antiga da Dying Days. A nova versão está em http://dyingdays.net. Estamos gradualmente migrando o conteúdo deste site antigo para o novo. Até o término desse trabalho, a versão antiga da Dying Days continuará disponível aqui em http://v1.dyingdays.net.


arquivo
Home | Bandas | Letras | Reviews | MP3 | Fale Conosco

Review: Above

avaliação:
Mad_Season_Above.gif (8942 bytes)
A "cena grunge", que abasteceu o mercado fonográfico mundial durante alguns anos da década de 90, tinha todos seus personagens saídos dos arredores da não muito grande cidade de Seattle. Pelo fato de ser um fenômeno bastante local, não é surpresa que muitas das bandas que fizeram história tinham membros em comum.

O caso clássico é o Mad Season, considerado um "dream team" do grunge. O grupo é resultado da união entre Laney Staley, de férias da sempre intensa relação com Jerry Cantrell no Alice in Chains, Mike McCready, talentoso guitarrista que nunca teve voz ativa no Pearl Jam, e Barrett Martin, baterista de notório talento do Screaming Trees. Para completar o time, o menos conhecido mas competente baixista John Saunders.

O disco de estréia, chamado "Above" foi muito aguardado por todos, e não decepcionou. Logo na primeira audição se percebe que o Mad Season não soa como um projeto paralelo, mas como uma banda de verdade e com futuro. O tom sombrio do disco dá as caras com "Wake Up" e o vocal melancólico de Staley. Músicas como "Long Gone Day" (esta com a participação do vocalista Mark Lanegan do Screaming Trees), "X-Ray Mind", "Artificial Red" e a instrumental "November Hotel" mostram um experimentalismo ácido, com as intervenções "blues" da guitarra de Mcready. Só o refrão de "Lifeless Dead" já vale o disco.

A belíssima "River of Deceit", que chegou a virar hit, termina com as dúvidas de qualquer um que esteja pensando em cortar os pulsos. "I´m above" tem uma ótima levada, e um refrão maravilhoso. A pedrada do disco é "I Don´t Know Anything", com um riff ensurdecedor em qualquer volume. O álbum encerra com "All Alone", caso nenhuma crise existencial tenha sido despertada até então.

Mas toda expectativa em relação ao futuro do Mad Season foi logo frustrada. Em 99 John Saunders morreu vítima de overdose de heroína. Os demais integrantes anunciaram que a banda havia morrido junto com o baixista. Qualquer esperança do lançamento de um próximo disco acabou quando Laney Staley morreu em 2002 (adivinha do que?), levando para a cova também o Alice in Chains. O fim do Mad Season só valoriza ainda mais a obra-prima chamada "Above", relato único de mais uma ótima banda de Seattle que acabou por causa das drogas.

Antenor Savoldi Júnior