Esta é a versão antiga da Dying Days. A nova versão está em http://dyingdays.net. Estamos gradualmente migrando o conteúdo deste site antigo para o novo. Até o término desse trabalho, a versão antiga da Dying Days continuará disponível aqui em http://v1.dyingdays.net.


arquivo
letras traduzidas
Home | Bandas | Letras | Reviews | MP3 | Fale Conosco

A Banda:

Mother_Love_Bone_pic.jpg (6829 bytes)


Mother Love Bone
Formação: Seattle, WA em 1988
teve seu final em 1990 após a morte de Andrew Wood

Andrew Wood: vocal
Stone Gossard: guitarra
Bruce Fairweather: guitarra
Jeff Ament: baixo
Greg Gilmore: bateria

Biografia:

O Mother Love Bone foi uma das bandas precursoras do movimento grunge, que iniciou-se em Seattle no final da década de 80. Três ex-membros da também banda pioneira Green River (os guitarristas Stone Gossard e Bruce Fairweather e o baixista Jeff Ament) se juntaram ao baterista Greg Gilmore e ao excêntrico vocalista Andrew Wood para formar a banda no final dos anos 80. O som tocado por eles logo se caracterizou por ser uma mistura do peso e da levada do heavy-metal/hard-rock dos anos 70 (de bandas como Led Zeppelin, Deep Purple e Aerosmith) com a melodia e a energia punk da mesma época (de bandas como Stooges e MC5). Essa mistura logo se mostrou fascinante e promissora: alguns anos mais tarde, o grunge explodiria no mundo todo.

Em 1989, lançam um EP chamado "Shine", pela gravadora Geffen. Logo a banda começa a fazer um relativo sucesso (mais no meio underground americano) com Ament e Gossard mostrando-se excelentes músicos. Mas era a figura carismática de Wood que chamava mais atenção, sendo descrito várias vezes como um "hippie dos dias modernos", com suas mensagens de paz, amor e compreensão – sem esquecer das drogas, sexo e rock’n’roll (o que lhe custaria a vida mais tarde).

Depois de um tempo na estrada, a banda volta ao estúdio para gravar um álbum. Assim, no início de 1990, lançam o excelente "Apple", pela Polydor Records. Mas pouco tempo depois do lançamento desse disco – mais precisamente, em 16 de março de 1990 – Andrew Wood é encontrado morto, vítima de uma overdose de heroína.

No final desse fatídico ano, Stone Gossard e Jeff Ament resolvem formar uma banda em homenagem ao falecido companheiro. Assim surgiu o Temple of the Dog (nome tirado de uma das músicas do Mother Love Bone, a bela "Man of Golden Words"), que tinha também em seu line-up os membros do Soundgarden Chris Cornell e Matt Cameron (Chris havia morado com Andrew durante algum tempo), e os desconhecidos Eddie Vedder e Mike McCready (que mais tarde iriam formar o Pearl Jam ao lado de Gossard e Ament).

Em 1992, é lançado um material póstumo do Mother Love Bone: um vídeo chamado "Love Bone Earth Affair" e um disco chamado "Stardog Champion".

 

Fabrício Boppré

Álbums:
Discos Oficiais Ano
Shine (EP) 1989 (Stardog/Polygram)
Apple 1990 (Stardog/Polygram)
Stardog Champion (Coletânea) 1992 (Stardog/Polygram)