Esta é a versão antiga da Dying Days. A nova versão está em http://dyingdays.net. Estamos gradualmente migrando o conteúdo deste site antigo para o novo. Até o término desse trabalho, a versão antiga da Dying Days continuará disponível aqui em http://v1.dyingdays.net.


discografia,
letras e reviews:

* principal
* complementar
* especial

referências pumpkins
Home | Bandas | Letras | Reviews | MP3 | Fale Conosco
Biografia (capítulo 3):

1993 e 1994 foram os anos que levaram o Smashing Pumpkins à condição de grande nome do rock alternativo americano. "Siamese Dream" foi um grande sucesso ao redor do mundo, e agora a expectativa pelo novo trabalho da banda era muito grande. Ao final de 1994, antes de entrar novamente em estúdio, o Pumpkins resolveu parar para um merecido período de descanso, após passar grande parte dos últimos dois anos na estrada fazendo shows. Billy Corgan já havia dito em várias entrevistas que tinha muitas idéias e músicas em sua cabeça para esse novo trabalho, e que eles seguiriam uma nova linha musical.

O Pumpkins começou a trabalhar em seu terceiro disco (sem contar a coletânea de b-sides "Pisces Scariot") em fevereiro de 1995, em Chicago. No final deste mês, a banda tocou quatro noites (dias 20, 21, 27 e 28) no Double Door Club. Esses shows ficaram famosos devido a lotação completa nas quatro noites e também por causa da apresentação de 27 novas músicas (não foram tocadas nenhuma dos discos anteriores). Abertos somente para maiores de 21 anos e com a entrada proibida para imprensa, todos os 1200 ingressos (300 em cada noite) se esgotaram rapidamente, sendo que muita gente ficou ouvindo a banda tocar de fora do clube mesmo. O crítico Jim DeRogatis, do Chicago Sun Times, escreveu sua resenha para o show sentado do lado de fora, apenas ouvindo a performance do Pumpkins. Os ingressos custaram apenas 5 dólares, e todo o dinheiro arrecadado foi doado para instituições beneficientes dos EUA.

De março à julho, o Smashing Pumpkins se dedicou completamente às gravações. Billy Corgan decretou novamente período de dedicação total, e diariamente a banda ficava de 12 a 16 horas dentro do estúdio, no Chicago Recording Center. Foram gravadas cerca de 50 músicas compostas por Billy Corgan e cerca de 15 compostas por James Iha. Flood e Alan Moulder foram os produtores, sendo que a banda escolheu não trabalhar com Butch Vig novamente pois queria fazer uma mudança nesse sentido, trabalhar com alguém que havia não havia estado em um estúdio juntamente com o Smashing Pumpkins.

Dentro do estúdio (que a banda chamou de "Pumpkinland"), foram construídos dois ambientes diferentes, uma para as guitarras de James Iha (que ficava junto com Alan Moulder) e outro para as guitarras de Billy Corgan (que ficava ao lado de Flood). O trabalho instrumental era assim extremamente meticuloso, e algumas faixas tiveram cada trecho de guitarra gravado e regravado várias vezes, como por exemplo, "Thru the Eyes of the Ruby", que possui 25 partes produzidas separadamente. Em compensação, algumas foram gravadas em uma única passagem com todos os integrantes tocando seus instrumentos juntos, como em "X.Y.U.". As músicas de James Iha foram gravadas em seu estúdio próprio (chamado Bugg Studios), junto com alguns amigos, como Kerry Brown (marido de D'arcy que toca no Catherine) e Nina Gordon (do Veruka Salt). De todas gravadas por ele, apenas uma acabou sendo escolhida para estar no novo álbum, chamada "Take Me Down".

Recursos eletrônicos e tecnologia de ponta foram usados também. A banda usou o Studio Vision Pro, e através do software ProTools, construiu passagens de samples, usou loops e retocou passagens de baixo e guitarras. A mixagem foi feita no Village Recorder, em Los Angeles.

Após terminadas as sessões de gravação, a primeira coisa que a banda fez foi achar um tecladista para participar da turnê, uma vez que muitas novas músicas usavam teclados. Depois de receberem aproximadamente 300 fitas de candidatos, Jonathan Melvoin foi o escolhido.

No começo de agosto, a banda anuncia que o seu novo disco, chamado "Mellon Collie and the Infinite Sadness", irá ser lançado no dia 24 de outubro. Anunciaram ainda que tinham planos de lançar de alguma forma boa parte do material que sobrou (e que não foi pouca coisa). No dia 25 desse mês, o Pumpkins toca em uma nova edição do Reading Festival na Inglaterra. Metade do set foi de novas canções, e a reação do público à elas foi muito boa. Billy costuma lembrar-se desse show como "60.000 ingleses cansados e sujos pulando na lama". Dois dias depois a banda toca na Bélgica ao lado do Soundgarden.

Chega o tão esperado mês de outubro e a MTV resolve homenagear o Smashing Pumpkins apresentando um especial sobre a banda no dia 17. O programa Rockumentary mostra a trajetória do grupo e passa trechos do vídeo "Vieuphoria" (lançado em 1994), além de entrevistas, partes de apresentações ao vivo, etc.
Imagem do programa Rockumentary da
MTV dedicado ao Smashing Pumpkins

Na véspera do lançamento do novo disco, o Pumpkins participa de uma show no Riviera Theater, em Chicago. O Cheap Trick abriu a noite (e depois, no final da apresentação do Pumpkins, se juntou à eles no palco), que foi seguida de uma festa no Double Door Club, com convidados especiais. Uma banda formada por 12 mariachis foi escolhida para animar o evento. Nessa mesma noite, é lançado o primeiro single, chamado "Bullet With Butterfly Wings", que traz também a faixa "Said Sadly" (a já citada parceria de James Iha e Nina Gordon).

Enquanto isso, ao redor do mundo, fãs da banda faziam filas nas lojas de discos para poderem comprar o seu "Mellon Collie and the Infinite Sadness" assim que as lojas abrissem já no dia 24. O disco entra no Billboard Charts logo na primeira posição, e hoje é detentor do título de "disco duplo mais vendido de todos os tempos".

Tanta espectativa não foi em vão, afinal, o Smashing Pumpkins brindou seu público com um trabalho inspiradíssimo, uma obra-prima intensa e tocante. "Mellon Collie and the Infinite Sadness" é dividido em dois discos, "Dawn to Dusk" representando o dia e "Twilight to Starlight" representando a noite. O ciclo da vida e morte.

Billy Corgan já dizia há tempo que esse álbum seria o fim da banda como todos a conheciam, pois eles tinham planos de seguir uma nova linha de trabalho dali em diante. Mas, independente do que a banda viria a fazer depois disso, sua obra emblemática, sua referência no futuro, acabara de ser lançada. O sucesso de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" é estrondoso, e o Smashing Pumpkins passa a viver a partir daí o auge de seu sucesso.

Em novembro, enquanto discutiam sobre como ia ser a turnê mundial de divulgação do novo disco, o Pumpkins faz sua segunda aparição no Saturday Night Live (tocando as músicas "Bullet With Butterfly Wings" e "Zero"), apresentado naquela noite por Quentin Tarantino. É a primeira apresentação da banda em que Billy Corgan aparece com o novo visual que cultiva até hoje: a cabeça completamente raspada. Ele explica a todos que fizera aquilo simplesmente por que estava cansado de ter que sempre pentear os cabelos. É também nessa época que Billy passa a usar uma camisa desenhada por ele mesmo: ela é toda preta, com uma estrela e a palavra "Zero" na frente. Seu figurino completa-se com uma calça prateada, e sempre que perguntado sobre esse seu visual (que ele usaria durante quase toda a turnê que viria a seguir), ele se limitava a dizer: "It's all art".

Em dezembro, o namorado de uma das irmãs de D'arcy rouba de sua casa fitas que possuiam material inédito do Pumpkins. Ele as vende e o material é amplamente distribuído pela Internet. Fora esse incidente, o mês transcorre normalmente, com as vendas de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" aumentando cada vez mais e surpreendendo até mesmo os integrantes do Pumpkins.

Cena do clip de "1979"
Para fechar o ano, a banda se apresenta na França, sendo apresentada ao público por David Bowie. David e Billy participam de uma entrevista juntos após o show, e depois disso, o Smashing Pumpkins volta para Chicago para filmar o vídeo da canção "1979". Depois de pronto, Billy gosta muito do resultado: o clip transmite bem o clima de nostalgia que a letra da música expõe.

1996 começa e a banda parte para sua turnê mundial logo no dia 2 de janeiro. As primeiras datas nos EUA são marcadas por alguns shows acústicos, mas depois a banda parte para shows convencionais. Eles projetam cada apresentação para cerca de 1.000 à 1.500 pessoas, sendo que o set durava em geral cerca de três horas. O Pumpkins tocava a música "Tonight, Tonight" com trechos do filme "Voyage to the Moon", filmado em 1902 por George Melies, passando em uma tela no fundo do palco, e surpreendia sempre na hora que tocavam "Silverfuck" (do disco "Siamese Dream"), com improvisações que chagavam a durar quase meia-hora. No dia 22 de janeiro, sai o segundo single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "1979". A faixa "The Boy", escrita por James Iha, aparece nesse single e vale notar também que na sua capa, D'arcy não aparece ao lado da banda: o quarto integrante é Stevie Nicks, do Fletwood Mac. A faixa título (que acabara de ganhar seu clip) foi uma das últimas a serem escritas por Corgan, e para muitos é uma amostra da transição que a banda sofreria a partir de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", com influências eletrônicas e ritmos mais cadenciados marcando sua obra. Para Billy Corgan, "1979" é uma das melhores canções do novo disco. No fim de janeiro, a banda participa do Hollywood Rock no Rio de Janeiro.

Em fevereiro, a banda parte para a parte asiática de sua turnê, com os shows começando no dia 19 em Osaka, Japão. A banda de abertura era o Filter. No dia 29, Jonathan e Jimmy cometem o primeiro abuso mais sério com drogas. Billy Corgan dá um ultimato à eles, que parece não ter sido levado a sério por ambos. Esse envolvimento com as drogas terá um desfecho trágico para o tecladista dali alguns meses.

Em março, "Mellon Collie and the Infinite Sadness" recebe seu sexto disco de platina, referente à impressionante marca de 6.000.000 de cópias vendidas nos EUA. No dia 19, o Pumpkins é obrigado a adiar algumas de suas apresentações na Nova Zelândia e na Austrália devido o falecimento do pai de Jimmy Chamberlin. No dia 23 é lançado o terceiro single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "Zero". É o mais longo de todos, com algumas b-sides e a faixa "Pastichio Medley", que é um retalho de trechos de canções não aproveitadas pela banda.

Em março, alguns acontecimentos desagradáveis ocorrem com o Smashing Pumpkins. No segundo dia do mês, Jimmy e Jonathan abusam novamente no consumo de drogas, em Lisboa. Billy Corgan adianta ao tecladista que ao final da turnê, ele será despedido. No dia 11, em um show em Dublin, uma adolescente de 17 anos chamada Bernadette O'Brien é esmagada pelo público ensandecido durante a música "Bullet of Butterfly Wings". Ela ainda chegaria viva ao hospital Dublin's Mater Hospital, mas não resistiria aos ferimentos internos sofridos. Nesse mesmo acidente, quatro outros fãs sofreriam lesões, mas felizmente sobreviveram. O Pumpkins manda flores no funeral da garota, além de uma carta de condolências à família. Em respeito a ela, o show agendado para acontecer em Belfast é adiado.

No dia 19 de maio vai ao ar nos EUA o episódio do desenho "Os Simpsons" em que o Smashing Pumpkins contracena com Homer e sua aloprada família. A banda havia gravado suas falas algumas semanas antes, tendo concordado em participar pois acharam que seria uma experiência muito engraçada e interessante. E estavam completamente certos!
Billy Corgan e D'arcy "contracenam"
com Homer Simpson

Em junho, o Pumpkins lança o quarto single derivado de seu mais recente álbum. Chama-se "Tonight, Tonight", e a música-título teria seu clip lançado nessa mesma época. Este vídeo é baseado no filme-mudo "Voyage to the Moon" de George Melies, e foi dirigido por Jonathan Dayton e Valerie Farris. Nessa época, Billy já havia revelando em várias entrevistas que a banda estava planejando lançar um box set contendo todos os singles de "Mellon Collie and the Infinite Sadness" lançados até o momento, além de outros b-sides e raridades. No dia 25, começa em Michigan a segunda parte americana da turnê do Pumpkins, com o Garbage (banda cujo baterista é Butch Vig) abrindo alguns shows.

No dia 11 de julho, Jonathan e Jimmy cometeriam mais um abuso com as drogas, sendo que para o tecladista este seria o último. Após uma exagerada mistura de bebida com heroína (consumida através de uma seringa), Jonathan Melvoin, de 34 anos, sofre uma overdose e falece, no Manhattan Regency Hotel. Jimmy Chamberlin estava com ele, e estava consciente o suficiente para discar 911. O resto da banda estava hospedada em outro hotel, e um dos empresários de turnê, chamado Tim "Gooch" Lougee, os avisou por telefone para comparecerem diretamente ao 19º Distrito de Polícia. Jimmy foi indiciado por porte de subtâncias proibidas e seu julgamento agendado para o dia 13 de agosto.

Em respeito ao falecimento de Melvoin, o Pumpkins adiou alguns shows marcados para o Madison Square Garden em New York, sendo que os integrantes acabaram não sendo convidados pela família de Jonathan para o funeral.

Em um comunicado oficial no dia 17, a banda anuncia à imprensa que acabara de despedir Jimmy Chamberlin. Billy faz questão de dizer que eles continuavam amigos, mas infelizmente o vício de Jimmy tornava a situação insustentável, e sua saída do Smashing Pumpkins seria melhor para todos, principalmente para o baterista, que teria o tempo necessário para uma tentativa de reabilitação. A banda revela também que procuraria um baterista para acompanhá-los no resto da turnê, prevista para continuar em agosto.

Durante essa interrupção, Billy Corgan já se acha apto novamente à entrar em estúdio para a gravaçao de um novo disco. Afinal, desde o término das gravações de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", ele já estava imaginando e compondo canções, que seriam bem diferentes de tudo aquilo que o Pumpkins já fizera antes. Eles inicialmente resolveram trabalhar como um trio, e dessa experiência nasceram as músicas "To Sheila", "Ava Adore" e "Daphne Descends", gravadas com uma bateria eletrônica. Mas essas sessões iniciais acabaram sendo ignoradas pela banda, pois, de acordo com o próprio Billy Corgan, "they seem to be more like demos".

A primeira performance de Billy após a morte de Melvoin foi em uma jam com o Cheap Trick no dia 21 de julho, enquanto que D'arcy e James se dedicaram por um tempo à Scratchie Records, selo formado por eles algum tempo atrás. E, para fechar um pouco mais positivamente o trágico mês de julho, a MTV anuncia no dia 31 que o Smashing Pumpkins foi indicado para oito prêmios do Video Music Awards.

O mês de agosto começa com a banda fazendo audições para encontrar o baterista que iria terminar a turnê que fora interrompida no mês anterior. No dia 6 é anunciado que Denis Flemoin será o tecladista provisório, e dois dias depois, Matt Walker, do Filter, assume a bateria. O Pumpkins começou a ensaiar com os dois novos integrantes logo depois disso, planejando continuar a turnê a partir do dia 27. No dia 13, Jimmy Chamberlin se apresentou à Corte Criminal de Manhattan, onde seria sentenciado a se internar em uma clínica de reabilitação. No dia 23, o Pumpkins faz uma aparição especial (a primeira depois da morte de Melvoin) no Cabaret Metro, em Chicago. A divulgação desse evento foi feita apenas no dia anterior, e mesmo assim o local ficou lotado. Novamente, toda a arrecadação foi doada à uma instituição beneficiente, a Christmas Is For Kids. A performance de Matt Walker foi bastante elogiada.

No dia 27, a Virgin Records anunciou o sétimo disco de platina de "Mellon Collie and the Infinite Sadness". No Canadá, o disco já tinha nove discos de platina.

Em setembro acontece o MTV Video Music Awards, no dia 4. A banda ganha sete prêmios, seis referentes ao clip de "Tonight, Tonight" e um referente ao clip de "1979". Eles tocam na festa de premiação e concedem uma longa entrevista à MTV. Um dia depois, a banda anuncia que lançará em breve um box set chamado "Aeroplane Flies High", composto por cinco discos contendo material dos singles e cinco covers gravados especialmente para esse lançamento.

Em outubro, Jimmy é acusado de mal-comportamento diante da juíza Donna Recant, em seu julgamento no mês de julho. Decide-se que ele deve estar completamente reabilitado até dezembro, caso contrário, deverá cumprir uma pena de 15 dias na prisão. Noticia-se também que Jimmy estaria formando uma banda ao lado de Sebastian Bach (Skid Row), Kelly Deal (Breeders) e Jimmy Flemoin (Frogs). Enquanto isso, o Pumpkins grava duas canções para a trilha sonora do filme "The Lost Highway" (de David Lynch, com Bill Pullman e Patricia Arquette - chamado aqui no Brasil de "A Estrada Perdida"). As músicas se chamam "Eye" e "Tear", sendo que só a primeira acaba sendo escolhida. "Tear" irá aparecer no próximo disco da banda.

Em novembro, no dia 12, o Pumpkins lança o quinto single de "Mellon Collie and the Infinite Sadness", chamado "Thirty-Three". Mais uma música de James Iha aparece neste disco, chamada "The Bells". Dois dia depois, o Pumpkins ganha mais um prêmio, desta vez na MTV European Music Awards. No dia 26, é lançado finalmente o box set "Aeroplane Flies High". Os cinco discos eram basicamente os cinco singles lançados para "Mellon Collie and the Infinite Sadness", acrescidos de algumas faixas-bônus. No mesmo dia foi lançada a trilha sonora do filme "Ransom" (de Ron Howard, como Mel Gibson e Gary Sinise - no Brasil, chamado de "O Preço de um Resgate"). Este disco possui seis faixas (cinco instrumentais) compostas por Billy Corgan e gravadas por ele com o auxílio de Matt Walker. Pra terminar novembro, Sebastian Bach anuncia que o projeto com Kelly Deal, Jimmy Flemoin e Jimmy Chamberlin finalmente saiu do papel. O nome da banda é The Last Hard Men, e eles estavam esperando Jimmy se recuperar para gravar um single que se chamaria "School's Out", e sairia também na trilha sonora do filme "Scream" de Wes Craven (no Brasil chamado de "Pânico").

O começo de dezembro marca a saída de Jimmy Chamberlin do centro de reabilitação, que logo se juntou ao The Last Hard Men. No dia 29, Chris Fabian, esposa de Billy Corgan, pede o divórcio. Ela dá entrada aos papéis exigidos para tal ato, alegando "diferenças irreconciliáveis" entre eles. Boatos dão conta de que o casal já estava separado informalmente nos últimos seis meses.

No dia 7 do primeiro mês de 1997, a banda recebe sete indicações ao Grammy. No dia 9, Billy participa da festa de 50 anos de David Bowie, se juntando ao aniversariante em duas músicas no palco do Madison Square Garden, em New York. No dia 25 sai o divórcio de Billy Corgan. Ele já estava, inclusive, com uma nova namorada chamada Yelena Yemchuk. No dia 27, a banda ganha mais um prêmio, dessa vez pelo American Music Awards. A banda não pôde comparecer no evento para receber o prêmio devido à conflito de datas com sua turnê, que finalmente estava chegando ao fim. Ainda em janeiro, a banda anuncia que irá participar de mais uma trilha sonora, dessa vez para o filme "Batman and Robin".

Em fevereiro termina a extensa e exaustiva turnê de promoção do disco "Mellon Collie and the Infinite Sadness". Foram 165 shows em 14 meses, cobrindo cinco continentes. O último show foi em New Orleans, no dia 5. Depois disso, Billy Corgan participou da produção do disco de Ric Ocasek , chamado "Troubilizing", chegando inclusive a tocar guitarra em várias faixas. No dia 26, o Pumpkins ganha apenas um dos prêmios para os quais foi indicado na 39ª edição do Grammy Awards. Nesse evento, a banda toca "1979" com a participação especial de Chris Vrenna, do Nine Inch Nails, na bateria. Em março a banda anuncia que irá fazer uma pequena turnê de verão pela Europa.

Em abril, Billy Corgan é escolhido o "segundo artista mais criativo do rock comtemporâneo" pela revista Spin. Foi nessa época que a canção "The End is the Beggining is the End" chegou a rádios americanas, antes ainda de ser lançada a trilha sonora do filme "Batman and Robin". Seu clip começa a passar na MTV no mês posterior, e a banda lança um single com essa música no mês de junho. No dia 14, a banda rejeita uma proposta da MTV para fazer um show acústico visando o lançamento de um disco com essa performance, assim como fizeram o Nirvana e o Alice in Chains, entre outros grandes nomes do rock anos 90.

Em junho e julho, a banda realiza a turnê de verão na Europa anunciada dois meses antes, tocando em países como a Inglaterra e Checoslováquia. Ao final dessa curta passagem pela Europa, James Iha entra em estúdio para gravar um álbum solo, que seria lançado no ano posterior. O guitarrista convida Matt Walker para tocar bateria em seu debut solo, além de vários outros músicos que faziam parte do cast do seu selo, a Scratchie Records. Enquanto isso, sua sócia grava a canção "Tonight's the Night" junto com Kelly Deal, para ser lançada em um tributo ao cantor Rod Stewart. Para terminar o mês de julho, novas indicações para o Pumpkins na nova edição do MTV Video Music Awards, todas referentes ao clip de "The End is the Beggining is the End".

<< voltar | ir para capítulo um | dois | três | quatro | cinco | seis | sete ou continuar >>

Discografia:
Disco Ano
Gish 1991 (Caroline)
Siamese Dream 1993 (Virgin)
Pisces Iscariot 1994 (Virgin)
Mellon Collie and the Infinite Sadness 1995 (Virgin)
The Aeroplane Flies High 1996 (Virgin)
Adore 1998 (Virgin)
MACHINA / the machines of God 2000 (Virgin)
MACHINA II / Friends and Enemies of Modern Music 2000 (DIY)
Rotten Apples (+ Judas 0) 2001 (Virgin)
Earphoria 2002 (relançado pela Virgin)
EPs, singles e outros Ano
Lull EP 1992 (Caroline)
Peel Sessions EP 1992 (Caroline)
TheFutureEmbrace (Billy Corgan) 2005 (Reprise / Wea)