Na vitrola de Fabricio Boppré
Muito trabalho e estudo nos últimos dias, em poucas linhas vou citar alguns discos que têm me acompanhado nessa jornada:
Midnight Oil - "Breathe": Um dos meus discos preferidos, uma pequena obra-prima desconhecida da grande maioria, o que não surpreende, já que o Midnight Oil não é exatamente uma banda cultuada, a menos que você seja surfista e costumasse ouvir música no final da década de 80. Mas em 1997, depois de quase 20 anos de estrada (e faltando pouco para o fim), o grupo australiano lançou esse belo álbum, bastante desprendido de rótulos e nichos, altamente inspirado e maduro. Na verdade, as almas afortunadas que já tenham tido a experiência de cair na água salgada e passar algumas horas pegando onda, entendem melhor ainda o disco (a banda continuava engajada e Peter Garrett utilizando o mar e a natureza direto em suas letras), mas as músicas são tão boas que não ficam restritas a apreciação de surfistas. E antes que perguntem, não, não tem nada do tipo Beds are Burning ou The Dead Heart no tracklist. Eu também gosto desse Oil antigo, mas esse disco é de longe a melhor coisa que eles já fizeram.
Gorky's Zygotic Mynci - "The Blue Trees": Som sossegado, totalmente acústico, muito indicado para quem gosta do som de violões. Não sei nada dessa banda, de onde são, se ainda existem, quantos discos tem, só sei que esse álbum é muito bom. Pretendo conhecer o resto da discografia. Dicas?
Queens of the Stone Age - "Lullabies to Paralyze": Muita gente se decepcionou, mas eu gostei bastante. É o mais fraco dos quatro, mas considero que isso seja mais pelo fato de este ser o primeiro disco do QotSA a vir parecido com seu antecessor e consequentemente acabar sendo o menos surpreendente deles, do que por falta de qualidade das músicas. Os fãs estavam mal acostumados. Eu particularmente não, pois o meu preferido é o "Rated R", ou seja, eu já tinha passado pela experiência de ouvir um álbum novo do QotSA e não ficar entusiasmado por ele ser ainda melhor do que os anteriores, mas apenas ter achado um disco massa (muito massa, na real). Talvez por isso eu tenha conseguido gostar deste "Lullabies to Paralyze".
Loose Fur - "Loose Fur": Parceira entre entre Jeff Tweedy e Jim O'Rourke. Belo disco.
postado por Fabricio Boppré em 12.6.05