Na vitrola de Alexandre Luzardo
Tenho ouvido poucos discos completos ultimamente, esse é meu primeiro post de 2006 e ainda assim tive dificuldade de separar esses três:
The Strokes - First Impressions of Earth [2006]
Continuando a premissa de abolir preconceitos, peguei o novo do Strokes na intenção de ouvir com alguma atenção. Demorei para ouvir o disco inteiro, tentei umas quatro vezes e não consegui passar da primeira faixa. O motivo não é o imaginado, mas sim porque eu sofro de 'síndrome de repeat' e "You Only Live Once" é uma grande música. O restante achei bem mais ou menos, estou desconfiado que a fraqueza da banda é o vocal, decididamente o Casablancas lá não é muito versátil, acaba ficando tudo meio igual, desinteressante. Mas o guitarrista tem grandes sacadas e os outros caras também andam se puxando.
Juliana Hatfield - Made in China [2005]
Alguém tinha ficado sabendo que essa moça tinha lançado disco novo ano passado? Pois bem, nem eu. E o fato é que ela resolveu aumentar as guitarras de novo, mas dessa vez lembrou de compôr (ao contrário daquele Juliana's Pony, que tem barulho mas faltam canções). O resultado ficou bem, digamos, Veruca Salt, facinho. É do tipo de coisa a se perguntar, será que esse disco não está dez anos atrasado? Conclusão: ouvir sem teorizar em cima, até porque a tese não seria muito favorável. Uma última ressalva, ninguém aguenta mais músicas que fique repetindo "you don't know what is like".
Radiohead - Ok Computer [1997]Depois de muito tempo (três, quatro anos?) fui ouvir o Ok Computer de novo, com fones. E pô, mesmo depois de muito rodar, a sonoridade desse disco continua absurdamente embasbacante. Se pegar a música feita na década de 90 isoladamente, com início e fim, dá para dizer tranquilamente que o Ok Computer é uma espécie de auge artístico. Melhor não estender, sem teses. =)
Momento reconsiderações: três meses depois estou achando o disco do Wolf Parade realmente ótimo. "Modern World" é a favorita aqui.
postado por Alexandre Luzardo em 1.3.06